Carreira

Melhores carreiras públicas 2019

Com salários entre 7 mil e 24 mil reais, confira 7 cargos públicos muito concorridos e veja também requisitos e periodicidade dos concursos públicos.

1. Procurador do Trabalho

Salário inicial: 24.057,33 reais. Requisitos do candidato: ser formado em direito e ter, no mínimo, tempo de prática forense de 3 anos. Periodicidade do concurso: “geralmente a cada dois anos”, diz Giuliano Menezes, professor do site Agora Eu Passo. O que faz: “exerce a função de Ministério Público do Trabalho, combatendo irregularidades trabalhistas”, diz Menezes.

2. Advogado da União

Salário inicial: 16.489,37 reais. Em janeiro de 2015 passará para 17.330,33 reais.Requisitos do candidato: bacharelado em direito, inscrição na OAB. Exige-se 2 anos de prática jurídica, mas vale o período de estágio ainda durante a faculdade.Periodicidade do concurso: geralmente a cada dois anos, segundo João Mendes, coordenador do curso Ênfase. O que faz: “o advogado representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo exercer as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo Federal”, explica Mendes.

3. Delegado da Polícia Civil

Salário inicial: varia conforme o Estado. No RJ é de 15.715,39, reais sendo mínimo de 9.245,15 reais. “Com a ressalva de estar incluída neste valor uma escala de serviços extraordinários”, diz Sergio Camargo, advogado e especialista em concursos. Requisitos para candidatos: ser bacharel em direito. Periodicidade do concurso: “pode-se dizer que anual”, diz Camargo. O que faz: O delegado exerce primordial etapa do efetivo exercício de polícia judiciária. “De acordo com o artigo 144 da Constituição, atua em segurança pública, preservação da ordem pública, apura infrações penais, que não militares, e assuntos ligados à incolumidade das pessoas, e do patrimônio das pessoas”, explica Camargo.

4. Auditor da Receita Federal

Salário inicial: 14.965,44 reais. Requisitos do candidato: possuir nível superior em qualquer área. Periodicidade do concurso: “os concursos para auditor fiscal costumam ser lançados em média a cada 2 anos, com variações que dependem do número de aprovados de cada certame”, diz Dênis França, professor do site Questões de Concursos. O que faz: cuida do lançamento de débitos tributários, além das atividades de fiscalização dos contribuintes, com acesso aos recursos inerentes à verificação da regularidade do recolhimento dos tributos e também das obrigações tributárias acessórias, segundo explica França.

5. Oficial de inteligência da Abin

Salário inicial: 14.662,34 reais. Requisitos do candidato: ensino superior completo.Periodicidade do concurso: “é aberto sempre que se considera necessária a reposição de quadros. O ultimo concurso aconteceu em 2010, e já houve a liberação de vagas para um novo concurso em 2014”, diz Tanguy Baghdadi, coordenador do curso Clio. O que faz: “o agente de inteligência é responsável por coletar e processar informações que auxiliem na manutenção da estabilidade do país”, diz Baghdadi. As atividades de inteligência são responsáveis por auxiliar as forças de segurança a evitar atentados, sabotagens e outras atividades ilegais, como crimes financeiros, com a coleta e análise de informações. “Não confunda agente de inteligência com espião, espionagem é uma atividade proibida”, lembra o especialista. 

6. Diplomata

Salário inicial: 14.290,72 reais. Requisitos do candidato:  curso de nível superior completo. Periodicidade do concurso: anual, segundo Tanguy Baghdadi, coordenador do curso Clio. O que faz: “o diplomata tem por função representar o Brasil no exterior, informar o Ministério das Relações Exteriores (MRE) acerca de informações tidas como relevantes e negociar em nome do Brasil nos foros internacionais”, explica Baghdadi. De acordo com o coordenador do curso Clio, o diplomata atua, durante parte de sua carreira, no Brasil, em funções internas ao MRE, mas tem como função primordial auxiliar o país a se inserir no cenário internacional, com uma representação bem-preparada e de alto nível, no exterior. O Brasil possui representação em 134 países do mundo.

7. Agente da Polícia Federal

Salário inicial: 7.514,33 reais. Requisitos do candidato: graduação superior em qualquer área. Periodicidade do concurso: “usualmente superior a 2 anos”, diz Dênis França, professor do site Questões de Concursos. O que faz: “realiza investigações, diligências e levantamentos necessários à investigação de crimes cuja atribuição seja da Polícia Federal, para repressão e prevenção dos mesmos, além de executar outras atividades administrativas e atividades de segurança pública em casos específicos, como na realização de eventos”, diz França

Deixe um comentário